Roda

   Apesar de não sabermos o momento e o local exatos da sua invenção, muitos acreditam que a roda surgiu a partir de um tronco de árvore rolante. Suspeita-se que posteriormente evoluiu para uma tora cortada transversalmente, uma roda um tanto pesada e quebradiça,mas que pelo menos podia rolar. Alguns métodos rudimentares de transporte de objetos já eram bastante comuns, como osimples trenó ou o travois, construídos a partir de duas estacas entrelaçadas uma armação, atadas a um animal ou ao viajante que arrastava, mas este método era evidentemente inferior à roda.
   O que se sabe com certeza é que as rodas mais remotas eram confeccionadas com três tábuas de madeira fixadas a um suporte entalhadas em forma de círculo. Este era um modo de se construírem rodas mais robustas do que as confeccionadas em uma única tábua, principalmente se levarmos em conta que a invenção da roda precedeu a invenção das ruas. A representação pictográfica mais antiga de uma dessas rodas é originária dos sumérios, por volta de3500 a.C, na qual se vê a roda sob um trenó.
   A mudança que tornou a roda mais leve e prática foi o raio, que surgiu por volta de 2000 a.C. em carroças da Ásia Menor. Nessa época, a roda era utilizada como meio de transporte, em charretes ou carroças produzidas para todo tipo de trabalho. A agricultura, o comércio a longa distância e a guerra precisavam de rodas.
   Muito antes que o primeiro avestruz fosse atado a uma biga de corrida, apesar de não sabermos exatamente quando, o "torno de oleiro" — uma roda onde o artesão podia confeccionar potes — tornou-se um passo importante na confecção de cerâmica. Ninguém pode assegurar quando ele foi desenvolvido, mas a primeira evidência de um torno de oleiro vem da Mesopotâmia, por volta de 3500 a.C. Um pedaço de argila, que até então tomava forma apenas pelo uso das mãos, podia agora ser "jogado" sobre uma roda em rotação e, com o auxílio das mãos e de ferramentas, combinadas à força centrífuga, permitia que uma forma simétrica fosse moldada. Essas formas incluíam tigelas, potes e os mais variados tipos de receptáculo. Muito mais do que exclusivamente decorativos,
esses vasilhames eram os únicos locais seguros para a armazenagem de produtos secos, bebidas, óleos, alimentos e grãos,entre outros usos. A cerâmica não foi apenas útil para o armazenamento de bens comerciáveis, mas ela própria se constituiu num produto, já que era comercializada dentro de determinada cultura e entre culturas distintas por intermédio de barcos e carroças.
   Na realidade, a roda, com os eixos e os raios, tornou-se a invenção que conduziu a muitas outras. Das descomunais rodas gigantesàs quase invisíveis engrenagens do relógio, a roda foi a propulsora da Revolução Industrial

Por motivo de curiosidade postei sobre a roda, porém meu trabalho é direcionado diretamente aos séculos XIX, XX, XXI.

Por Alef Assolini              

Nenhum comentário:

Postar um comentário