Máquina de Costura


Foi em 1830 que o alfaiate francês Barthélemy Thimonnier inventou a primeira máquina de costura para o uso na sua própria fábrica de roupas. A máquina original usou somente um fio e uma agulha curvada para um ponto de corrente. A fábrica de Barthélemy foi incendiada e ele quase foi morto por uma turma de alfaiates franceses que tinham medo que as máquinas que ele inventou os deixariam desempregados. Alguns anos mais tarde na América, Walter Hunt compartilhou os mesmos medos, e abandonou o trabalho para patentear a sua própria versão de uma máquina de costura - reta que passou a possuir lançadeira e agulha com olho na ponta para fazer uma costura fechada prática. Os medos que os alfaiates tinham eram infundados, pois com as máquinas de costura industrial foram criadas múltiplas oportunidades de trabalho mundial. John A. Bradshaw aperfeiçoou a primeira máquina de fabricação americana a ser vendida em quantidades comerciais. Elias Howe Jr. ainda jovem, começou a trabalhar numa fábrica de máquinas para a industrialização do algodão. Após conceber a idéia de construir uma máquina de costura, durante cinco anos dedicou todas as horas possíveis à realização do projeto e, em 1846, foi o primeiro a patentear uma máquina contendo uma agulha com olho na ponta que transportava um fio contínuo e fazia costura fechada. John Bachelder desenvolveu e patenteou a primeira máquina de alimentação contínua. Lerow e Blodgett inventaram a primeira lançadeira de movimento contínuo girando num plano horizontal. Já o famoso inventor americano Allen B. Wilson contribuiu com o gancho rotativo e a alimentação de quatro movimentos em 1851. Também em 1851, William O. Grover concebeu o dispositivo de ponto corrente de dois fios. E finalmente Isaac Merrit Singer tomou alguns dos princípios inventados por outros, combinou-os no mais prático arranjo, acrescentou características importantes de seu próprio projeto e deu ao mundo a primeira máquina de costura verdadeiramente prática. A eletricidade e rolamentos aperfeiçoados aumentaram a velocidade na costura. Uma máquina de costura de uso doméstico pode fazer até 1.500 pontos por minuto. Já algumas de uso industrial chegam a fazer 7.000 pontos por minuto.
Fábricas modernas de costura incorporam as mesmas técnicas de produção de massa como outras indústrias, com cada estação de trabalho completando uma parte do trabalho total. Máquinas de costura industriais geralmente são projetadas executar uma função específica de costura tal como bordado. A máquina de costura doméstica usada em casa é fabricada para executar muitas tarefas de costura como pontos retos ou em ziguezague. Máquinas de costura industriais foram criadas simplificar e acelerar a mão-de-obra na costura Uma variedade de máquinas com funções diferentes são operadas para completar alguns serviços da fabricação das roupas. Como por exemplo, a máquina de agulhas duplas que são usadas para costurar detalhe a itens como jeans.
As máquinas de costura cada vez mais, vão se modernizando para atender as diversas necessidades de seus compradores. Existe cinto tipos de máquinas de costura que são elas: as domésticas, as portáteis, as industriais, as computadorizadas e as de overlock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário