Satélite Artificial

    
            O, primeiro satélite artificial, o Sputnik lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957. O lançamento colocou a URSS na frente da corrida espacial e iniciou a corrida espacial, uma das competições mais acirradas da Guerra Fria.
            O Sputnik, pesava cerca de 84 kg emitia sons em determinadas freqüências,.girava ao redor da Terra a cada 96 minutos, e se incendiou no início de 1958, ao retornar à atmosfera terrestre. O Sputnik 2 foi lançado logo em seguida, e ficou mais famoso porque era maior e não viajou sozinho. Uma cadelinha chamada Laika foi junto para o espaço. Depois, os americanos lançaram seu primeiro satélite, o Explorer 1, que só pesava 14 kg e foi capaz de descobrir o Cinturão de Van Allen, um cinturão magnético que protege a Terra da radiação solar.
            Um satélite é qualquer corpo em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta, existem os naturais como a Lua e os artificiais feitos pelo homem. Tipos de satélites por função:
--Armas anti-satélites: chamados de satélites assassinos, para destruir satélites "inimigos" e outros tipos de alvos em órbita. Tanto os Estados Unidos quanto a antiga URSS têm esses tipos de satélites.
--Satélites astronômicos: para observações astronômicas, tanto no óptico, quanto em outras bandas do espectro eletromagnético.
--Satélites de comunicação: utilizados em telecomunicação.
--Satélites do Sistema Global de Navegação (GPS): enviam sinais de rádio a receptores móveis na Terra possibilitando a determinação precisa de sua localização geográfica.
--Satélites de reconhecimento: para observação da Terra ou para fins militares ou de espionagem
--Satélites de observação da Terra: monitoramento ambiental, meteorologia, mapeamento geográfico, etc.
--Satélites meteorológicos: para monitorar o tempo e o clima na Terra.
Aldeia Global
            Do celular à televisão as informações são transmitidas de um ponto da Terra a um satélite de comunicação lá em cima, e depois são retransmitidas para o lugar desejado. O que possibilita falar pelo telefone com alguém que está longe, e ver programas de televisão exibidos em países distantes.
            Antes das ligações via satélite, era uma complicação: era preciso instalar milhares e milhares de cabos através dos continentes e oceanos, assim como uma enorme quantidade de antenas, por onde as informações pulavam "de galho em galho"
            Com os satélites, as distâncias acabam encolhendo, como se todo o mundo pudesse estar em contato o tempo todo, não importa onde. Esse fenômeno de comunicação até ganhou um nome: aldeia global.
            Quem inventou essa expressão foi um pensador canadense, chamado Marshall McLuhan (1911-1980). "Aldeia" significa um lugar pequeno e conhecido. E global, porque atinge o mundo todo. A idéia de Aldeia Global, para ser real, depende 100% dos satélites. 
            McLuhan até hoje é lembrado por causa dessa idéia. Ele imaginou a aldeia global pouquíssimo tempo depois do lançamento do Sputnik 1. Mal sabia ele que, 40 anos depois, haveria tantos satélites pairando sobre nossas cabeças, tornando realidade o que ele havia imaginado.

Réplica do Sputnik

Satélite em órbita


 Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário