O Motor a Jato

   Pode-se afirmar que a espontaneidade e a impaciência típicas da juventude foram responsáveis em parte pelo motor a jato moderno. Com apenas 22 anos, Sir Frank Whittle, piloto da Força Aérea Real e engenheiro aeronáutico, começou a pensar em um motor turbo a gás para impulsionar aviões. Na época (década de 1920), os aviões eram impulsionados por motores a pistão e hélices, o que limitava a distância e a velocidade que poderiam atingir. Whittle queria voar mais rápido — e mais longe. Por volta de 1930, ele havia projetado e patenteado um motor a jato para aeronaves. Apesar de sua habilidade e juventude terem permitido um sucesso tão precoce, foram necessários mais 11 anos para que o motor de Whittle pudesse fazer com que uma aeronave voasse.
   Entretanto, assim como muitas outras invenções importantes, Whittle compartilhou seu trabalho com Hans von Chain, um outro inventor. Ele iniciou o desenvolvimento de um motor turbo a jato no início da década de 1930, durante seus estudos de doutorado na Universidade de Goettinger, na Alemanha. Por volta de 1935, ele desenvolveu um motor de teste para demonstrar suas idéias. Ambos eram engenheiros, acreditavam na ciência e conheciam muito bem a terceira lei da física de Isaac Newton, segundo a qual para cada ação existe uma reação oposta e de mesma intensidade. Por exemplo, se você deixar o ar escapar de um balão, este se projetará para a frente. No motor a jato básico, o ar entra pela parte da frente do motor, é comprimido e, posteriormente, forçado para dentro de uma câmara de combustão. Ali, o combustível é pulverizado e a mistura de ar e combustível é inflamada. Gases se formam e se expandem rapidamente, impulsionando a parte traseira do avião. Quando isso ocorre, os gases passam por uma série de pás de hélice que giram.
Isso, por sua vez, é ligado a um compressor que pux.i 11 ai da parte anterior da turbina.
   Com o passar do tempo, o grande aprimoramento foi o impulso extra criado no motor pela adição de um setor de um outro motor a jato acoplado ao exaustor do motor principal, no qual uma quantidade extra de combustível é pulverizada nos gases exalados, lisses gases quentes queimam o combustível adicional, criando um impulso maior. Por exemplo, a uma velocidade de 650 quilômetros por hora, aproximadamente 4,5 quilos de impulso equivalem a um cavalo de potência. Os gases expelidos também são utilizados para impulsionar uma hélice acoplada ao eixo dos turbopropulsores com o objetivo de aumentar a potência e a eficiência do combustível. Assim, os motores a jato são mais leves, mais eficientes no uso do combustível, consomem um combustível mais barato, e a simplicidade de seu projeto torna sua manutenção mais fácil.
   O motivo da aceleração descontrolada no primeiro teste foi que um vazamento nas tubulações de combustível anterior ao teste havia criado uma poça de combustível no combustor: "A ignição do combustível foi responsável pelo 'descontrole'. Um tubo de drenagem foi acoplado para assegurar que isso não ocorreria novamente." No ano seguinte, muitos problemas de desenvolvimento do projeto foram sanados e a turbina experimental foi reconstruída diversas vezes. A versão final da turbina teve um desempenho bom o suficiente para receber o aval do Ministério da Aeronáutica em 1939, algo que Whittle havia almejado com grande ardor. Foi autorizada a construção de um motor para vôo. A Gloster Aircraft Company construiu o avião experimental. Ele foi finalizado em março, decolando, em maio de 1941, de Midlands para um vôo histórico de 17 minutos Hans von Chain conseguiu fazer com que seu aparelho provido de motor a jato voasse primeiro, e os resultados foram impressionantes.        Depois, ele começou a desenvolver o motor "S-3", que levou ao desenvolvimento do combustor de combustível líquido. O projeto detalhado começou a ser desenvolvido no início de 193 8 em uma aeronave de teste e, no início de 1939, tanto o motor quanto a estrutura do avião estavam concluídos, mas o empuxo estava abaixo do requerido. Após uma série de ajustes internos no motor, a turbina estava pronta para ser testada. No dia 27 de agosto de 1939, um piloto de teste fez o primeiro vôo numa aeronave com motor a jato.

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