A Televisão

   A maioria das pessoas imagina que o surgimento da televisão foi uma conseqüência do aperfeiçoamento e da popularização do telefone, do cinema e do rádio, mas a realidade é que as primeiras pesquisas e experiências se iniciaram em meados do século XIX! Provas teóricas da relação entre luz e eletricidade — essenciais para a transmissão de TV — haviam sido detalhadas por Michael Faraday em uma série de experiências na década de 1830, e havia também outros insights.
   Apesar de essas descobertas aparentemente terem aberto caminho para que o surgimento da televisão tenha ocorrido relativamente cedo, havia outros obstáculos técnicos no caminho, incluindo o fato de que a transmissão do som por ondas — essencial para a transmissão de TV — era desconhecida.
   Os sinais de TV são transmitidos eletronicamente, o que significa que as ondas luminosas que serão transmitidas devem ser convertidas em sinais eletrônicos, e isso não é tão simples de realizar. O primeiro avanço para a solução desse dilema veio em 1873, quando foi descoberto que o elemento químico selênio apresentava uma variação em sua resistência elétrica proporcional à quantidade de luz a que era submetido. Assim, tornava-se possível converter a luz em sinal eletrônico ou "pulso", que, teoricamente, poderia ser enviado por meio de um cabo ou transmitido pelo ar.
   Em 1883, o engenheiro alemão Paul Nipkow apresentou um dispositivo utilizando um disco rotativo de varredura perfurado por minúsculos orifícios em forma de espiral. Esse disco dividia uma imagem numa série de pontos que, por sua vez, atingiam uma fotocélula. Esta enviava uma série de pulsos elétricos a um receplor, onde um outro disco de varredura estava posicionado em frente a uma luz e "organizava" os padrões de pontos numa imagem. Era uma imagem rudimentar e um tanto vaga, mas essa foi a primeira imagem televisiva.A TV em cores se tornou uma realidade em 1953, com o primeiro aparelho colocado à venda em 1954. Cada aparelho com tela pequena custava 1.000 dólares, mas, na virada do século XXI, a
TV em cores deixou de ter a mesma importância. A tecnologia da TV continua a evoluir juntamente com conexões com novas tecnologias de mídia, como o DVD e a internet. Mas é impossível prever o quanto a TV aumentará sua importância em nossas vidas e nas das futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário