Máquina de Raios X

   
   Essa descoberta tem inegável importância na medicina, na tecnologia e na pesquisa científica atual. Prova disso é o fato de que um exame de RAIOS-X, tornou-se extremamente comum e essencial para os médicos terem um possível diagnóstico do paciente.
   O responsável disso foi o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923). Roentgen tinha como temas prediletos as propriedades físicas dos cristais e a física aplicada. Pelo que se sabe, ele era tão cuidadoso, que jamais teve de revisar os resultados publicados. Isso explica o fato de que mesmo sendo um detentor do Prêmio Nobel de Física em toda sua vida publicou menos de 60 trabalhos. 
   A seguir temos um relato do que de fato ocorreu no dia em que por acaso foi constatada uma grande descoberta: “No fim da tarde de 8 de novembro de 1895, quando todos haviam encerrado a jornada de trabalho, Wilhelm Conrad Roentgen continuava no seu pequeno laboratório, sob os olhares atentos do seu servente. Enquanto Roentgen, naquela sala escura, se ocupava com a observação da condução de eletricidade através de um tubo de Crookes, o servente, em alto estado de excitação, chamou-lhe a atenção: ‘Professor, olhe a tela!’. 
   Nas proximidades do tubo de vácuo havia uma tela coberta com platino cianeto de bário, sobre a qual se projetava uma inesperada luminosidade, resultante da fluorescência do material. Roentgen girou a tela, de modo que a face sem o material fluorescente ficasse de frente para o tubo de Crookes; ainda assim ele observou a fluorescência. Foi então que resolveu colocar sua mão na frente do tubo, vendo seus ossos projetados na tela. Roentgen observava, pela primeira vez, aquilo que passou a ser denominado raios X.”
   Quando papéis fotográficos, protegidos contra a luz, eram geralmente colocados próximos aos tubos de raios catódicos, conseqüentemente expostos aos raios X ali produzidos e ainda não descobertos, os papéis eram velados. Outros físicos como Lenard observaram esse "fenômeno" dos papéis velados, mas jamais relacionaram os fatos, e sendo assim chegaram perto, não descobriram os RAIOS-X.


Curiosidade

   Em 1895, Wilhelm Roentgen fez os raios-X, da mão de sua esposa, essa imagem fantasmagórica de uma mão usando um anel de casamento chocou e fascinou o público.
Naquela época, então, a mais nova mania se tornou tirar um “retrato” de seu próprio esqueleto 
   O que é mais assustador é que as pessoas se expunham a altíssimas doses de radiação ionizada constantemente, pensando que era totalmente seguro, sem conhecimento que poderia ser extremamente danoso para a saúde. 
                     

Fontes:
hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário